#Atendimento24h

Ampliação do atendimento nos Postos de Saúde começa na zona Leste

Unidade Básica de Saúde (UBS) São Carlos, no bairro Agronomia, passará a funcionar até as 22 horas a partir de dia 24 de março. Este é o primeiro Posto de Saúde com ampliação do atendimento anunciado pela Prefeitura.

Posto de Saúde até 22 horas
Unidade Básica de Saúde (UBS) São Carlos, no bairro Agronomia, passará a funcionar até as 22 horas a partir de dia 24 de março. Este é o primeiro Posto de Saúde com ampliação do atendimento anunciado pela Prefeitura.

A política de ampliação do atendimento nos postos de saúde da Capital deve avançar um importante passo ainda neste mês de março. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre já anunciou, nesta semana, que a Unidade Básica de Saúde São Carlos, na zona Leste, passará a funcionar em horário estendido, a partir do dia 24.

O posto de saúde, que fica situado na avenida Bento Gonçalves (nº 6670, bairro Agronomia), será o primeiro a ampliar o atendimento até 22 horas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre as 18h e as 22h, os pacientes que forem ao local serão atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Para realizar os atendimentos, a equipe contará com três médicos, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. A prefeitura estima que no novo turno devem ser atendidas, pelo menos, 50 pessoas por dia.

Das 7h às 18h, o atendimento permanece normal, direcionado apenas ao público de referência da unidade. Durante o dia, a equipe continua sendo de cinco médicos, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, cinco auxiliares de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Postos de Saúde 24 horas

Em 2013, uma campanha popular mobilizou mais de 100 mil pessoas pelos "Postos de Saúde 24h". O abaixo-assinado foi entregue à mesa diretora da Câmara Municipal pelo vereador Clàudio Janta, que também apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município determinando a ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

O projeto foi aprovado em segundo turno de votação no dia 13 de julho de 2016, estabelecendo o compromisso com a ampliação gradativa do funcionamento, até o atendimento 24 horas, todos os dias, inclusive, nos finais de semana. As primeiras unidades devem atender até as 22 horas.

Foto capa: Helena Rocha/PMPA

Comentários