#PortoAlegreContraOCrime

Câmara aprova criação do programa Porto Alegre contra o crime

Projeto de autoria do vereador Clàudio Janta coloca tecnologia à serviço da segurança pública para auxiliar na resolução das ocorrências e incentivar denúncias.

Porto Alegre contra o crime
Projeto de autoria do vereador Clàudio Janta coloca tecnologia à serviço da segurança pública para auxiliar na resolução das ocorrências e incentivar denúncias.

O projeto de Lei que cria o programa "Porto Alegre contra o crime", de autoria do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (30/3). A iniciativa incentiva o uso de recursos tecnológicos para auxiliar no combate à violência na Capital, integrando os canais de denúncia e dispositivos para auxiliar na solução das ocorrências.

Apresentamos esse projeto no ano passado, para buscar alternativas que pudessem, trazer mais segurança para a população. A ideia é integrar os recursos disponíveis, através da tecnologia, garantindo eficiência na segurança pública" defendeu o vereador.

O projeto visa, ainda, possibilitar que a Guarda Municipal, dentro de suas atribuições, auxilie no combate a essas situações. Também estabelece a criação de uma política pública que, “diante da situação caótica da segurança”, estimule a população a comunicar atos de violência e outras atividades criminosas à Guarda Municipal.

Para isso, devem ser disponibilizadas linhas e plataformas oficiais para a formalização das ocorrências, com comunicação direta com as autoridades competentes. As denúncias serão direcionadas ao órgão responsável pela operação do monitoramento das câmeras públicas presentes nos espaços públicos do Município, como vias, praças, parques, prédios públicos municipais e outras que houverem e, então, encaminhadas aos órgãos de segurança pública competentes. A ideia é que a utilização das câmeras de segurança possam auxiliar no solucionamento das ocorrências e garantir mais eficiência no combate ao crime.

Comentários