Notícias

Câmara concede títulos de Cidadão a Getúlio da Silva e Rotechild Prestes

O proponente da sessão, vereador Cláudio Janta saudou os outorgados, ativistas da luta das pessoas com deficiência e da pauta da acessibilidade e inclusão.

Título de Cidadão
O proponente da sessão, vereador Cláudio Janta saudou os outorgados, ativistas da luta das pessoas com deficiência e da pauta da acessibilidade e inclusão.

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu simultaneamente, nesta sexta-feira (24/11), a outorga de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jovem Getúlio Felipe Fernandes da Silva e a Rotechild dos Santos Prestes. Proposta pelo vereador Clàudio Janta, a homenagem reconhece o trabalho dos outorgados em defesa da luta das pessoas com deficiência (PCDs).

Saudando os homenageados, o vereador reforçou que, além de deficiente físico, Rotechild tem atuação destacada na inclusão da pauta das pessoas com deficiência na agenda do Estado e que é referência no tema das políticas públicas para as pessoas com necessidades especiais. Com relação a Getúlio Felipe, Janta assinalou a atuação do jovem através de suas múltiplas habilidades, desenvolvidas com a superação das limitações impostas pela deficiência.

O Rote com essa bagagem estrondosa que poderia facilmente nos dar aulas de como tratar pessoas com deficiência e o Getulinho, esse guri fantástico, um grande sonhador ou como ele mesmo diz “realizador de sonho”, que conheci enquanto ele jogava futebol, cantava, me entrevistava - tudo isso quase ao mesmo tempo" relembrou.

A sessão foi presidida por João Bosco Vaz (PDT), que reforçou, ao abrir a sessão solene, que as homenagens do Legislativo transpassam a Casa, pois representam a cidade e o povo porto-alegrense. Também participaram da mesa os dois homenageados, o coordenador de políticas para pessoas com deficiência do Estado do Rio Grande do Sul, Adilso Luís Pimentel Corlassoli, o diretor de Esporte do Estado do Rio Grande do Sul, Gelson Tadeu de Oliveira Pires, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liza Cenci. Ainda fez parte da mesa o ex-jogador do Sport Club Internacional Jair Prates, carinhosamente denominado Príncipe Jajá pelos torcedores do colorados dos anos 70.

Outorgados

Getúlio falou de sua emoção em receber o título de Cidadão Emérito. Ele se disse honrado pela outorga por tratar-se de um reconhecimento aos pequenos serviços que ele considera prestar à sociedade. “Hoje eu ando de bicicleta, jogo futebol, canto, apresento programa de rádio, mas quando eu era criança eu não conseguia caminhar. Eu tive de me esforçar”, definiu Getúlio.

Em seu discurso, Rotechild qualificou o dia de hoje como muito importante porque foi uma homenagem da cidade que ele ama. Salientou a iniciativa do vereador proponente em outorgar o título de Cidadão Emérito, no mesmo dia, a dois portadores de deficiência, numa decisão inédita da Câmara.

Rotechild atua no voluntariado do Morro da Cruz, onde é escoteiro, liderança comunitária e integrante das ações sociais realizadas pela congregação católica naquela região da cidade. Ele pediu melhorias na acessibilidade para deficientes físicos de Porto Alegre.

Com informações CMPA

Comentários