Notícias

Câmara homenageia trabalhadores do comércio

Período de Comunicações desta quinta-feira (29/10) foi destinado a lembrar a passagem do Dia dos Comerciários, celebrado em 30 de outubro. O proponente da homenagem foi o sindicalista e vereador Clàudio Janta, oriundo da categoria.

Comerciários homenageados
Período de Comunicações desta quinta-feira (29/10) foi destinado a lembrar a passagem do Dia dos Comerciários, celebrado em 30 de outubro. O proponente da homenagem foi o sindicalista e vereador Clàudio Janta, oriundo da categoria.

Os comerciários receberam uma homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a sessão legislativa desta quinta-feira (29/10). O Período de Comunicações foi destinado a homenagear os trabalhadores, que celebram o Dia do Comerciário, no dia 30 de outubro.

Proponente da homenagem, o vereador Clàudio Janta frisou que a categoria, que soma mais de 116 mil trabalhadores, não tem ficado restrita aos 18 shopping centers "que viu nascerem na cidade", mas que têm, inclusive, atuado para o fortalecimento do comércio de rua. Ele relembrou a participação dos comerciários no processo que culminou na mudança do camelódromo para a estrutura que comporta hoje o Centro Popular de Compras, o que teria impactado positivamente para a urbanização do Centro e atraído novos empreendimentos e empregos para a categoria.

Representante da categoria, destacou que os trabalhadores têm tido suas demandas trabalhistas amparadas pelo seu sindicato, mas que também é preciso suporte do Legislativo para se avançar em questões da alçada do poder público, que impactam no dia a dia dos comerciários.

Quando a gente entra com um projeto pedindo a abertura dos postos de Saúde 24h, pedindo que creches funcionem até mais tarde, é porque essa categoria precisa dessas estruturas públicas que funcionem, que comportem suas necessidades" destacou Clàudio Janta.

O diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA), Luis Carlos Barbosa, utilizou a tribuna em nome da entidade, agradecendo a homenagem dedicada aos comerciários e manifestando-se em relação às recentes Medidas Provisórias e projetos de lei do Congresso que interferem em direitos.

A luta do sindicato e da categoria é histórica. É uma luta que conta com a direção do sindicato no dia a dia, para a construção de dias melhores, mesmo quando assistimos que os governos, na sua ânsia e ganância de atender interesses econômicos, retira direitos dos trabalhadores" declarou o dirigente.

Também participaram da mesa o presidente em exercício da Federação de Trabalhadores do Comércio (Fetracos), Dionísio Mazui, e o presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado. Manifestaram-se no microfone de apartes os vereadores Idenir Cecchim, Cássio Trogildo, Kevin Krieger, Lourdes Sprenger, Márcio Bins Ely, Paulinho Motorista, Sofia Cavedon e Reginaldo Pujol.

Texto: Andréia Sarmanho (reg.prof. 15.592)

Foto: Ana Cristina Silva

Comentários