Projetos

Caminhos Seguros busca reforçar iluminação pública em áreas perigosas de Porto Alegre

Indicação feita ao Executivo, de autoria do vereador Clàudio Janta, defende criação de caminhos mais seguros em vias consideradas perigosas e/ou mal iluminadas, adotando iluminação pública diferenciada onde a incidência de crimes é maior.

APROVADO - Caminhos Seguros
Indicação feita ao Executivo, de autoria do vereador Clàudio Janta, defende criação de caminhos mais seguros em vias consideradas perigosas e/ou mal iluminadas, adotando iluminação pública diferenciada onde a incidência de crimes é maior.

O vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, teve aprovada, durante a sessão de quarta-feira (14/10), a Indicação ao poder Executivo para que seja criado e implementado o projeto Caminhos Seguros. A iniciativa busca o estabelecimento de rotas mais seguras para quem circula em vias onde a incidência de crimes seja maior.

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, mantém dados estatísticos de todo o Estado e, em Porto Alegre, apenas no primeiro trimestre de 2015, foram cometidos 157 homicídios, 8.635 furtos, 1.042 furtos de veículos, 6.560 roubos, 9 latrocínios, 1.986 roubos de veículos e 275 delitos relacionados à armas de fogo, sem apontar os crimes de natureza sexual ou de violência - seja nas ruas, ou doméstica. Em relação às estatísticas de furto e roubo, somados, chegam ao número alarmante de 15.195 delitos cometidos, na maioria, contra pedestres.

Aplicativos de dispositivos móveis já constituem plataformas onde se pode notificar sobre roubos e furtos, alertando os usuários sobre as áreas onde há maior incidência destas práticas criminosas, fornecendo inclusive o mapeamento, como no caso do aplicativo “Onde fui roubado”. Na imagem abaixo, as manchas verdes representam locais onde há incidência e, quanto mais próximo do vermelho, maior é a recorrência desses crimes.

Observa-se que há uma uma região preferida para a prática destes crimes e que a maioria é praticada à noite, ou quando há menor circulação de pessoas e ausência da luz natural, que favorece ao criminoso que quer se esconder para surpreender a vítima, além de facilitar a fuga" destaca o vereador.

Pedido enviado a câmara

Nome Tamanho
ind-caminhos-seguros.pdf 284 KB

O que o projeto prevê:

  • Consiste em ampliar a iluminação pública, deixando a mesma mais próxima do solo (postes diferenciados), como já existe em outros locais da cidade, ou implementar refletores que aumentem a luminosidade nesses locais indicados e outros que venham a se constatar grande número de delitos.
  • Comentários