Notícias

Clàudio Janta assume vice-presidência da nova direção nacional da Força Sindical

Congresso da central foi realizado em Praia Grande (SP), da 12 a 14 de junho.

Congresso da Força Sindical
Congresso da central foi realizado em Praia Grande (SP), da 12 a 14 de junho.

Líder da Força Sindical no Rio Grande do Sul, o vereador Clàudio Janta assume, a partir de agora, vice-presidência da direção nacional da central. A eleição aconteceu durante o 8º Congresso da Força Sindical em Praia Grande, no litoral de São Paulo, realizado de 12 a 14 de junho.

Durante os três dias, os 2.392 delegados inscritos, de 28 delegações, incluindo a estrangeira, debateram o Projeto de Resolução, que norteou as discussões. Em todos os grupos a decisão foi pela unidade da Central e a continuidade da luta contra projetos que retiram direitos dos trabalhadores.

Em sua manifestação aos trabalhadores, Clàudio Janta reforçou que o movimento sindical precisa estar presente nos espaços políticos para que a pauta trabalhista consiga avançar.

A minha primeira greve fiz em 1979, que me levou a ingressar no movimento sindical e a avançar na luta pelos direitos dos trabalhadores. Mas em cinco anos, como vereador da cidade de Porto Alegre, consegui fazer muito mais em benefício das famílias dos trabalhadores, com a ampliação do atendimento nos Postos de Saúde, escola de tempo integral e banheiros nos terminais de linha para os rodoviários. Isso a política permitiu, como permite que a gente avance no Congresso Nacional" declarou.

A eleição reconduziu Paulinho da Força à presidência da central. Os sindicalistas também aprovaram uma moção de repúdio à perseguição política feita ao presidente desde 2002, quando Paulinho foi candidato a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes à Presidência da República.

Executiva Nacional da Força Sindical

Carta da Praia Grande

Ao final do 8º Congresso da Força Sindical, foi aprovada a Carta da Praia Grande. Entre os principais pontos, os sindicalistas resolvem:

Carta na íntegra

Texto e foto: Andréia Sarmanho (reg. prof. 15.592)

Comentários