Notícias

Clàudio Janta reforça defesa dos trabalhadores em inauguração da sede da UGT

O vereador Clàudio Janta reforçou que momento é de defender direitos dos trabalhadores e emprego durante a inauguração da nova sede gaúcha da central. O Ministro do Trabalho e Previdência Ronaldo Nogueira também esteve presente na solenidade.

Trabalhadores unidos por direitos
O vereador Clàudio Janta reforçou que momento é de defender direitos dos trabalhadores e emprego durante a inauguração da nova sede gaúcha da central. O Ministro do Trabalho e Previdência Ronaldo Nogueira também esteve presente na solenidade.

O vereador Clàudio Janta participou, na manhã desta sexta-feira (22/7), do ato de inauguração da nova sede da UGT-RS. Diversas lideranças políticas e sindicais prestigiaram o evento, que teve as boas-vindas do presidente estadual da central, Paulo Barck, ao lado do presidente nacional Ricardo Patah. O evento contou ainda com a presença do Ministro do Trabalho e Previdência, Ronaldo Nogueira, que reforçou o compromisso com o fortalecimento do movimento sindical, a garantia de direitos e manutenção dos empregos.

Em seu discurso aos trabalhadores, o ministro afirmou a necessidade de se atualizar a legislação para combater o desemprego e regular questões em aberto, como a situação de trabalhadores terciários. Ele afirmou ainda que está nos planos do ministério o desenvolvimento de um grande programa de qualificação profissional, onde as centrais e sindicatos devem atuar de forma integrada.

Não podemos ficar apegados a princípios ideológicos e o trabalhador também não pode ser usado em prol de causas ideológicas, independente da central que o representa. Ele tem que ser respeitado, ter a sua liberdade, seu direito de escolha religiosa, política e de pensamento. São nesses princípios que trabalharemos" destacou o ministro.

Nogueira afirmou ainda que não deve ser sustentada a defesa do negociado sobre o legislado nas relações de trabalho e também abordou a defasagem em relação a regulamentação profissional. O ministro considerou que há muitas categorias profissionais que permanecem à margem da organização sindical, inclusive em relação a profissões desempenhadas por profissionais com graduação acadêmica.

Precisamos juntos combater o inimigo comum, que é o desemprego. Queremos também criar linhas de crédito para que as empresas possam se atualizar" acrescentou o ministro.

Presidente licenciado da Força Sindical, o vereador Clàudio Janta saudou as lideranças da UGT e enfatizou os esforços do atual ministro em aproximar o movimento sindical do governo.

Temos um ministério disposto a construir saídas em conjunto com os trabalhadores e o ministro Ronaldo Nogueira tem se mostrado solícito e atento às nossas questões. É algo que deve ser saudado por todos nós e temos a expectativa positiva de que vamos participar do processo de retomada do crescimento da economia, com perspectivas favoráveis para os trabalhadores. Vida longa a este ministério!" conclamou Janta.

Também participaram do evento o presidente da Força Sindical, Marcelo Avencurt Furtado e o diretor Claudio Correa.

Comentários