Notícias

Clàudio Janta reforça necessidade de representação política em evento da Polícia Militar

Seminário "A Polícia no Estado Democrático de Direito" promoveu uma série de palestras debatendo o papel da instituição e seus agentes.

Seminário discute papel da PM
Seminário "A Polícia no Estado Democrático de Direito" promoveu uma série de palestras debatendo o papel da instituição e seus agentes.

O vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, participou de um seminário voltado à discussão do papel da polícia na sociedade, como instituição e em relação à necessidade de representação junto aos parlamentos. A atividade aconteceu nesta sexta-feira (15/4), reunindo servidores, entidades de representação da categoria, juristas e legisladores, no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Convidado para palestrar a respeito do tema "Movimento Sindical e Repressão Policial", o sindicalista e vereador ponderou sobre as convergências entre os movimentos e a luta dos policiais, que também são agentes em busca de valorização.

A nossa greve hoje é, principalmente, contra a violência, que atinge todos os setores. A profissão do policial é uma das mais honradas e, infelizmente, não conta com esse reconhecimento dos seus superiores" destacou Janta.

O vereador comentou também que, além do descaso dos governos em relação aos servidores, os policiais enfrentam muitas vezes estigmas relacionados a transgressão de direitos humanos, quando, muitas vezes, acabam sendo "tendo esses mesmos direitos ceifados" pela violência que têm o dever de combater. Ele reforçou que é necessário aproximar os agentes dos parlamentos, assim como as demais categorias profissionais, mobilizando para a importância do voto e da construção de representações legítimas dos policiais.

Janta também manifestou-se em nome do deputado federal Major Olimpio, do Solidariedade, que estava confirmado como um dos palestrantes do evento. Ele justificou a ausência do parlamentar, que participa hoje da discussão do impeachment, em Brasília.

Texto: Andréia Sarmanho (reg. prof. 15.592)

Foto: Ana Cristina Silva

Comentários