Notícias

CPI busca apurar causas do fechamento de lojas e postos de trabalho nos shoppings

Requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito foi protocolado pelo vereador Clàudio Janta nesta segunda-feira (8).

CPI nos shopping centers
Requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito foi protocolado pelo vereador Clàudio Janta nesta segunda-feira (8).

Foi apresentado pelo vereador Clàudio Janta (Solidariedade) um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as razões do fechamento de lojas e postos de trabalho nos shopping centers da Capital. O requerimento, protocolado na Câmara Municipal nesta segunda-feira (8), conta com 16 assinaturas.

A intenção da CPI é apurar temas que afetam a economia em nossa cidade e que causam enorme desemprego, que cresce assustadoramente em nosso país, batendo recordes todos os meses. Neste cenário, esta Casa Legislativa não pode ficar alheia a este fato econômico e social" justifica o vereador.

Na justificativa do pedido o vereador reforça que é notória a crise provocada pela retração nas vendas em função da recessão econômica e dos altos custos de aluguel. A situação tem sido pautada com frequência nos últimos meses pelos lojistas, diante das dificuldades em renegociar termos, que têm levado ao fechamento de lojas e desemprego de centenas de comerciários.

A estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) indica que, em 2016, os shoppings no Estado perderam 1.023 lojas, queda de 12,91% ante o ano anterior. Em Porto Alegre, onde o conflito ganha corpo, a taxa média de vacância subiu de 9,96% em 2015 para 12,54% em 2016, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Comentários