Notícias

Dia da Consciência Negra tem homenagem da Frente de defesa dos Povos de Matriz Africana

O vereador Clàudio Janta participou da solenidade que marcou o encerramento da Semana da Consciência Negra de 2016.

Consciência Negra
O vereador Clàudio Janta participou da solenidade que marcou o encerramento da Semana da Consciência Negra de 2016.

A Câmara Municipal de Porto Alegre encerrou a 32ª Semana da Consciência Negra com atividades promovidas pela Frente Parlamentar em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, no último domingo (20/11). Integrante da comissão, o vereador Clàudio Janta participou da solenidade de encerramento, que homenageou lideranças do povo negro da Capital.

Ao lado do colaborador Paulo Roberto dos Santos, o Paulão da Tuca, o vereador Clàudio Janta outorgou a homenagem a Carlos Roberto Santana, o Pai Beto de Oxum Docô e Oxalá, Cacique Ogum Megê, Exu Maré e Pomba Gira Rainha.

Liderança religiosa, com casa em atividade desde 1986, Pai Beto realiza há 26 anos o evento em saudação ao Exú Maré e ao Povo das águas, na Usina do Gasômetro, com distribuição de alimentos aos participantes e aos moradores de rua. O evento, hoje, faz parte do Calendário Oficial de Porto Alegre, através de lei de autoria do vereador Clàudio Janta, reconhecendo o trabalho das mais de 1,9 mil pessoas envolvidas e engajadas junto à Sociedade Amigos de Exú Maré.

Durante o dia, os participantes das atividades acompanharam o II Seminário Internacional Afro-Brasileiro, que contou com a palestra do escritor e antropólogo Norton Figueiredo Corrêa e debates voltados à ancestralidade das religiões de matriz africana.

Comentários