Notícias

Dia da Solidariedade promove inclusão de crianças com deficiência na zona Norte

O vereador Clàudio Janta participou das atividades, que tiveram como destaque a realização de mais uma edição do "Jogando com as Diferenças".

Dia da Solidariedade
O vereador Clàudio Janta participou das atividades, que tiveram como destaque a realização de mais uma edição do "Jogando com as Diferenças".

Um evento especial mobilizou a militância do Solidariedade, parceiros e voluntários neste domingo (11/6) em Porto Alegre. O Dia da Solidariedade promoveu uma série de atividades relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência através do esporte, cultura e ações sociais. A programação foi desenvolvida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do partido, contando com o apoio de outros órgãos e entidades, que participaram da tarde de atividades no Centro Humanístico Vida, no bairro Sarandi, na zona Norte da Capital.

A programação envolveu a realização simultânea de atividades, como recreação para crianças, serviço de medição de pressão arterial, atividades artísticas e desportivas. No início da tarde, o palco recebeu um debate abordando os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência ou necessidades especiais, tendo como convidados o ator Luciano Mallmann e a blogueira e ativista na causa autista Kenya Diehl.

Entre os destaques da programação esteve a realização da segunda edição do Jogando com as Diferenças, que consiste numa atividade de chute a gol com a utilização de botas especiais, que permitem a participação de crianças com deficiência motora. Dezenas de crianças participaram com a ajuda de pais e voluntários, recebendo medalhas na cerimônia de encerramento.

O chute inicial foi auxiliado pelo vice-prefeito Gustavo Paim, que compareceu ao evento a convite do presidente estadual do Solidariedade, vereador Clàudio Janta. “Parabenizo o Solidariedade por ter essa pauta muito clara, uma secretaria para tratar desse tema e conclamamos e pedimos ajuda. O Dia da Solidariedade é um dia extremamente importante, precisamos ter uma Porto Alegre, um estado e um país absolutamente inclusivos”, enfatizou o representante do Executivo.

Em sua manifestação, o vereador Clàudio Janta reforçou a importância do trabalho desenvolvido através da secretaria e a necessidade de se combater os preconceitos e o desconhecimento em relação à deficiência.

A pessoa com deficiência tem o potencial de fazer o que quiser, de forma igual ou com ainda mais dedicação. A maior deficiência é o nosso desconhecimento e ignorância e o papel desta secretaria é que todos nós busquemos o conhecimento sobre essas questões. Em cada evento promovido temos tido a oportunidade de aprender ainda mais” reforçou.

À frente da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Solidariedade RS, Rotechild Prestes enfatizou a importância dos eventos alusivos à inclusão para a plena promoção da acessibilidade e igualdade de direitos. “O que nós queremos é fazer com que o que está acontecendo hoje aqui possa acontecer em todos os cantos de Porto Alegre”, reforçou.

O evento contou ainda com o suporte das secretarias do Idoso e Aposentado e da Juventude Solidária. Outras entidades parceiras e dezenas de voluntários também participaram atividades e apresentações dedicadas às crianças. Também foram recolhidos alimentos, roupas e calçados durante, recebidos durante a campanha do Inverno Solidário, promovida pelo gabinete do vereador Clàudio Janta e Juventude Solidária. As doações serão entregues às famílias afetadas pelas enchentes nos bairros Passo das Pedras e Partenon.

Texto: Andréia Sarmanho (reg. prof. 15.592)

Foto: Ana Cristina Silva

Comentários