Notícias

Janta alerta sobre possível atraso nos salários dos servidores e pede esclarecimento da Fazenda

O vereador abordou na tribuna os impactos que podem ser sofridos pela cidade em caso de realmente haver atraso no pagamento dos salários aos servidores municipais.

Salários ameaçados em POA
O vereador abordou na tribuna os impactos que podem ser sofridos pela cidade em caso de realmente haver atraso no pagamento dos salários aos servidores municipais.

O vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, alertou na tribuna, durante a sessão legislativa desta quarta-feira (17/2), para a possibilidade de atraso no pagamento dos salários aos servidores municipais, veiculada na imprensa. Ele lembrou que, no ano passado, a Prefeitura já havia parcelado a reposição da inflação sobre os salários, o que já demonstrava dificuldades para equilibrar as contas.

Quando falamos em atrasar salários, em uma cidade que vive do comércio e do funcionalismo, o prejuízo toma dimensões ainda maiores" avaliou Janta.

O vereador também comentou os dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que dão conta do fechamento de mais de 100 mil estabelecimentos (o que equivale a 13% das lojas do país), no último ano. Se o setor, que corresponde à maior atividade econômica da Capital gaúcha, já vem sentindo os efeitos da recessão econômica, com o atraso de salários dos servidores, o prejuízo poderia ser ainda maior.

Enquanto isso, segundo o vereador, o Legislativo tem na pauta reajustes salariais de algumas categorias de servidores. Para esclarecer a real situação dos cofres do município e efeitos sobre a folha de pagamentos, ele entregou à presidência um requerimento, solicitando o comparecimento do secretário municipal da Fazenda, Jorge Luis Tonetto.

Devemos pedir que o secretário da Fazenda venha aqui nesta Casa esclarecer se realmente será necessário o parcelamento e como estão as negociações com o sindicado dos servidores, a fim de expor a real situação - se é somente uma notícia para tumultuar a negociação ou se realmente é um fato concreto, que pode impactar na realidade da cidade de Porto Alegre" concluiu.

Comentários