Notícias

Janta destaca pluralidade no 7º Congresso da Força Sindical

Atividades aconteceram dos dias 24 a 26 de julho em Praia Grande, no litoral paulista, reunindo dirigentes sindicais de todo o Brasil e de mais de 50 países. Dentre os avanços, central atingiu pela primeira vez em sua história a participação de 30% de mulheres na direção nacional.

Força Sindical avança
Atividades aconteceram dos dias 24 a 26 de julho em Praia Grande, no litoral paulista, reunindo dirigentes sindicais de todo o Brasil e de mais de 50 países. Dentre os avanços, central atingiu pela primeira vez em sua história a participação de 30% de mulheres na direção nacional.

O 7º Congresso da Força Sindical terminou na sexta-feira (26/7), depois de promover muito diálogo entre os dirigentes sindicais de todos os estados brasileiros. O evento também contou com uma grande representação internacional, com comitivas de mais de 50 países, representados por cerca de 90 membros de sindicatos e entidades internacionais.

Presidente da central no Rio Grande do Sul, Clàudio Janta acompanhou a delegação gaúcha e integrou as discussões nos grupos de trabalho. Integrante do grupo identificado pela cor verde, o sindicalista e e vereador de Porto Alegre trocou experiências com um grupo misto de dirigentes de outras partes do Brasil, que se reuniram na sede do Sindicato dos Ferroviários.

Discutimos temas que vão desde a reforma tributária e pacto federativo até as questões da terceirização, fator previdenciário, saúde dos trabalhadores com postos 24h e escola de turno integral. Tiramos boas resoluções e já fizemos a projeção da agenda de lutas, que inclui também a greve no dia 30 de agosto, pelo cumprimento da agenda , explicou Janta.

Entre as resoluções, os trabalhadores votaram na plenária final contra a terceirização, a favor da quota de 10% de participação dos jovens na direção nacional da central e pela criação da Secretaria Nacional dos (as) Empregados (as) Domésticos (as). Dentre as moções, foram apresentadas uma de repúdio à entrega do Pré-Sal, de autoria de Clàudio Janta, e um documento assinado pelo presidente reeleito, Paulo Pereira da Silva, em repúdio à invasão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e em solidariedade ao povo da capital gaúcha que, "dentro da legalidade e do respeito à democracia e às instituições, almeja seus direitos sociais, como melhoria do transporte, saúde 24 horas, segurança e educação de qualidade" .

Nossa central se mostrou "pluri" em tudo, em ideias, em debates, mas buscando e dando rumo aos trabalhadores do Brasil avaliou Janta.

Diretoria

Na plenária final do congresso, foram reconduzidos à presidência e vice-presidência, respectivamente, Paulo Pereira da Sila e Miguel Torres. Foram ainda reeleitos o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna; o tesoureiro, Luiz Carlos Motta; o secretário de Relações Sindicais, Geraldino dos Santos Silva; secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco da Silva; e o secretário da Juventude, Jefferson Tiego.

O Rio Grande do Sul ampliou sua participação na direção nacional, contando com 9 membros na executiva nacional, 29 diretores e um conselheiro fiscal. Pela primeira vez na história da Força Sindical, a central garantiu ainda o cumprimento da quota de 30% de mulheres na direção.

Juventude

Um dos debates mais acalorados aconteceu pouco antes de ser colocado em votação o novo estatuto da Força Sindical. A secretaria da Juventude da central reivindicou a participação dos jovens com, pelo menos, 10% de dirigentes na Executiva Nacional. Sem chegar a um consenso imediato foi realizado um breve debate, onde a solicitação foi defendida por Clàudio Janta.

Precisamos oxigenar o Movimento Sindical e uma central que contemple a todos, que olhe para o futuro, que tenha voz. Este é um direito dos jovens e um dever nosso, trazer um exército liderado pela juventude para dentro do movimento. A central deve abrir as portas para os jovens, que vão dirigir esse país e o movimento sindical defendeu Janta.

Após, a proposta foi colocada em votação na plenária e aprovada pelos congressistas.

7º Congresso Nacional da Força Sindical em São Paulo (20 fotos)

Comentários