Notícias

Janta participa de Conferência sobre o Bioma Pampa em Santana do Livramento

Durante sua participação na 7ª Conferência Internacional Bioma Pampa, em Santana do Livramento, o sindicalista e vereador na Capital, Clàudio Janta (SDD), ressaltou importância do evento para desenvolver a Fronteira Oeste e reforçou necessidade de barrar projeto de lei do Bioma Pampa no Congresso Nacional.

Bioma Pampa
Durante sua participação na 7ª Conferência Internacional Bioma Pampa, em Santana do Livramento, o sindicalista e vereador na Capital, Clàudio Janta (SDD), ressaltou importância do evento para desenvolver a Fronteira Oeste e reforçou necessidade de barrar projeto de lei do Bioma Pampa no Congresso Nacional.

O sindicalista e vereador de Porto Alegre Clàudio Janta (SDD) participou na última sexta-feira (8/11) e sábado (9/11) da 7ª Conferência Internacional Bioma Pampa, realizada na Câmara Municipal de Santana do Livramento. Janta fez a primeira explanação durante a abertura oficial, quando ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento da região da Fronteira Oeste.

Para o sindicalista e vereador, é necessário ainda "máximo esforço" para trancar o projeto de lei do Bioma Pampa no Congresso Nacional.

Caso isso não ocorra, teremos transformados 62% do nosso Estado nunca reserva de preservação da humanidade. Estamos avançando com uma grande representação e parlamentares discutindo isso. Tentamos trazer as escolas, universidades, pela importância do assunto. Estamos comprovando que viemos para avançar e discutir o desenvolvimento da nossa Fronteira Oeste" destacou.

Durante os dois dias de evento, o público acompanhou as palestras e participou de debates relevantes para o desenvolvimento e geração de emprego e renda da região. Os painéis abordaram os seguintes temas: Bioma Pampa, fator de integração do Mercosul; o Pampa produtivo e ambiental; PEC 237/2008 – O Pampa é igual a Amazônia?; Cadeias produtivas no Pampa.

Nas considerações finais do evento, o vereador e presidente da Força Sindical-RS Clàudio Janta, indicou que o local das próximas edições do evento terá de ser avaliado.

Temos na carta várias atividades com datas e cidades programadas. Vamos discutir a desertificação em Quaraí, a Faixa de Fronteira em Uruguaiana, mas não vamos desistir de discutir o Bioma Pampa, só vamos reavaliar o local ou se vamos ter uma conversa séria com a Prefeitura, Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, universidades e secretarias.

O sindicalista e vereador de Porto Alegre fez o encerramento do evento destacando a continuidade na busca por desenvolvimento e incentivos para o turismo.

Vamos, com certeza, garantir a sobrevivência e lutar para mudar a matriz tributária para que essa região se desenvolva e cresça, e que também traga a maior indústria do mundo, que é o turismo" finalizou.

Ao final do evento, foi realizada a aprovação da Carta de Santana do Livramento 2013, que apresenta os resultados das primeiras edições, onde a totalidade das moções obteve encaminhamentos, destacando a questão dos Freeshops, com Lei já sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff e com primeiras unidades previstas para entrarem em atividade no próximo ano.

Confira aqui a carta.

Texto: Ligiane Brondani

Comentários