Notícias

Luta e resistência marcam abertura da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos de Matriz Africana

O vereador Clàudio Janta reforçou o compromisso do Legislativo no ato de lançamento da frente, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal.

Em defesa da Matriz Africana
O vereador Clàudio Janta reforçou o compromisso do Legislativo no ato de lançamento da frente, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal.

O vereador Clàudio Janta participou do ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, na manhã desta segunda-feira (10), no plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. Reforçando o compromisso do Legislativo com a luta e resistência da cultura e religião de Matriz Africana, o vereador lembrou a importância da vigilância do parlamento em relação a iniciativas que tenham cunho de intolerância e firam a liberdade religiosa e de culto.

Sabemos que o que acontece em Porto Alegre repercute em outros municípios. Os tambores não serão silenciados em Porto Alegre, é um compromisso do nosso mandato e da Câmara Municipal" reforçou ele.

O vereador ressaltou ainda os projetos de sua autoria em defesa dos povos de matriz africana, destacando suas ações para quebra de paradigmas e inclusão das atividades dos povos nos calendários oficiais. Entre as iniciativas mais recentes está a inclusão do dia dedicado às festividades de Exú Maré no Calendário de Atividades de Porto Alegre.

O ato de instalação da Frente contou com a apresentação cultural de Flávia da Silva, representante da tribo carnavalesca Os Comanches, e de Ana de Tandera; com a palestra Tradição Alimenta, Não Violenta, de Yá Vera Soares dy Oyá Ladjá, ialorixá do Memorial 13 de Agosto, coordenadora nacional de Mulheres do Fórum Nacional de Segurança Alimentar dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e da Coordenação Geral do Fonsanpotma/ RS.

Houve ainda a palestra O Povo Tradicional de Matriz Africana, Sustentabilidade, Políticas Públicas para seu Desenvolvimento, com Baba Omi Luciano de Osalá, babalorixá que é historiador membro da Associação Nacional de História, coordenador nacional de Finanças e Desenvolvimento Econômico do Fonsanpotma e presidente da Cooperativa de Trabalho e Desenvolvimento dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

Também participaram da solenidade de instalação da Frente o vereador de Canoas Paulinho de Odé (PT), a vice-prefeita de São Leopoldo, Paulete Souto, e o coordenador nacional de articulação política do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional e da Teia dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Tata Edson.

Com informações CMPA

Comentários