Notícias

Município realiza audiência pública do Programa de Metas

O programa contém 58 metas estabelecidas pelo Executivo a partir de 16 objetivos, incluídos dentro de três eixos temáticos: desenvolvimento social; infraestrutura, economia, serviços e sustentabilidade; e gestão e finanças.

Audiência Pública do PROMETA
O programa contém 58 metas estabelecidas pelo Executivo a partir de 16 objetivos, incluídos dentro de três eixos temáticos: desenvolvimento social; infraestrutura, economia, serviços e sustentabilidade; e gestão e finanças.

Reforçando o compromisso com a transparência na administração, o governo municipal realizou a primeira audiência pública do Programa de Metas da Prefeitura de Porto Alegre (Prometa), lotando o plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal na noite desta terça-feira (2/5). Líder do governo no Legislativo, o vereador Clàudio Janta acompanhou a apresentação do programa, que contém as metas estabelecidas pelo Executivo para o período de 2017 a 2020. O Prometa foi apresentado ao público pelo prefeito Nelson Marchezan Junior, com a presença de todas as secretarias integrantes da gestão municipal.

As 58 metas traçadas a partir dos 16 objetivos estratégicos da Prefeitura de Porto Alegre foram detalhadas pelo secretário Municipal de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode. Conduzindo os trabalhos, o secretário adjunto de Relações Institucionais Carlos Siegle de Souza passou a palavra às lideranças inscritas. No total foram 30 manifestações de representantes de entidades, lideranças e vereadores, principalmente a respeito de temas referentes a saúde, segurança, educação, assistência social e habitação, além da participação do Orçamento Participativo (OP) junto ao Prometa com a recuperação das demandas em atraso.

Respondendo aos questionamentos, o prefeito Nelson Marchezan Júnior enfatizou os esforços no sentido de otimizar os recursos públicos, preservando o tesouro municipal e empreendendo esforços na busca de investimentos e parcerias com a iniciativa privada. "Precisamos transformar essa crise gigantesca em uma oportunidade", destacou.

Referindo-se aos problemas crônicos e estruturais das comunidades carentes de Porto Alegre como "a vida real", o prefeito manifestou o compromisso de deslocar, duas vezes ao mês, a estrutura da Prefeitura Municipal à disposição dos bairros pobres e mais afastados dos serviços públicos. O objetivo é reunir moradores, lideranças e vereadores para que possam ser detectadas e supridas as necessidades emergentes que ainda perduram, de acordo com as reivindicações das lideranças do OP.

O Prometa

O Programa de Metas da Prefeitura de Porto Alegre está previsto pela Lei Orgânica do Município, a partir de emenda incluída em 2015, determinando que o prefeito eleito deve apresentar, no prazo de até 90 dias após a posse, um programa de governo que contemple os quatro anos da gestão, a partir das propostas apresentadas durante a campanha eleitoral. O Prometa da atual administração foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) e entregue ao Legislativo Municipal no dia 30 de março.

O plano se divide em três eixos temáticos – desenvolvimento social; infraestrutura, economia, serviços e sustentabilidade; gestão e finanças – que contemplam 16 objetivos estratégicos e as 58 metas da gestão. O Prometa 2017/2020 pode ser conferido aqui.

Comentários