Notícias

Parlamento Metropolitano intensifica debate sobre construção de hospital regional

Comissão de Saúde reuniu-se na quinta-feira (20/8), em Novo Hamburgo. Gabinete do vereador Clàudio Janta esteve presente.

Parlamento Metropolitano
Comissão de Saúde reuniu-se na quinta-feira (20/8), em Novo Hamburgo. Gabinete do vereador Clàudio Janta esteve presente.

O gabinete do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, participou da última reunião da Comissão de Saúde do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre, realizada na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, na tarde desta última quinta-feira (20/8). Na reunião, foi discutida a situação da saúde na Região Metropolitana, o ato de assinatura do Termo de Adesão do Parlamento Metropolitano à Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública, além de intensificados os debates acerca da construção de um Hospital Regional dos Vales.

O presidente da Comissão de Saúde, o vereador Alexandre Hoffmeister, de Campo Bom, reforçou a necessidade da construção de um hospital regional para o Vale do Sinos, descentralizando os atendimentos de média e alta complexidade e salientou que, diariamente, um ônibus lotado faz o traslado de pacientes do município para a Capital. O deputado estadual Tarcísio Zimmermann, que também integrou a reunião, reforçou que o principal problema não é a construção de uma nova unidade de saúde, mas a garantia de recursos para sua manutenção.

O próximo passo, definido pela Comissão, deve ser uma audiência com o governo do Estado para que seja realizado um estudo sobre a viabilidade técnica da construção do hospital. Também foi discutida a formação de parceria com a universidade Feevale para desenvolver um projeto de fortalecimento da rede regional de Saúde, em busca do fundo de R$ 3 milhões do governo Estadual destinado a esta finalidade, que aguarda o projeto.

A próxima reunião da Comissão de Saúde do Parlamento Metropolitano será realizada no dia 24 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal de Estância Velha.

Comentários