Projetos

Projeto cria programa de Consciência Cidadã nas Escolas Municipais de Porto Alegre

Projeto do vereador Clàudio Janta visa a formação de cidadãos mais antenados em questões sociais e nos impactos de suas ações na comunidade.

Consciência Cidadã nas Escolas
Projeto do vereador Clàudio Janta visa a formação de cidadãos mais antenados em questões sociais e nos impactos de suas ações na comunidade.

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei 116/2015, de autoria do vereador Clàudio Janta, que institui o programa Consciência Cidadã nas escolas do Município. O projeto busca despertar, desde cedo, nas crianças, um conceito de cidadania, visando, a médio e a longo prazo, a formação de cidadãos mais antenados em questões sociais e nos impactos de suas ações na comunidade.

O programa consiste em diversas ações para despertar a cidadania e a consciência de coletividade nos jovens da rede municipal de ensino, fornecendo noções sobre temas relacionados a saúde preventiva, conservação e valorização de patrimônio público, legislação de trânsito, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos humanos, educação ambiental, questões de gênero e de etnias.

Pedido enviado a câmara

Nome Tamanho
pll_11615_claudio_janta_projeto_de_lei_consciencia_cidada.pdf 134 KB

O que o projeto prevê:

I – saúde preventiva;

II – conservação e valorização de patrimônio público;

III – noções de legislação de trânsito;

IV – noções de direito do consumidor;

V – noções do Estatuto da Criança e do Adolescente;

VI – noções de direitos humanos;

VII – educação ambiental;

VIII – questões de gênero; e

IX – etnias.

  • Os temas referidos deverão ser distribuídos nos Ciclos de Formação conforme avaliação dos educadores.
  • Comentários