Projetos

Projeto determina instalação de cabines de segurança nas lotações de Porto Alegre

Iniciativa do vereador Clàudio Janta busca proteger motoristas que operam no transporte seletivo e que são alvo frequente de assaltos na Capital.

Segurança nas lotações
Iniciativa do vereador Clàudio Janta busca proteger motoristas que operam no transporte seletivo e que são alvo frequente de assaltos na Capital.

O vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, apresentou um projeto de Lei que busca fornecer mais segurança aos trabalhadores que operam o serviço de transporte seletivo em Porto Alegre. O motorista, que além de conduzir o veículo, faz a cobrança da passagem, é o alvo principal dos assaltos e episódios de violência registrados, que envolvem inclusive casos de esfaqueamento.

O último crime de repercussão ocorreu em julho deste ano, quando o profissional foi esfaqueado, na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro. O motorista foi socorrido por um passageiro.

Em matéria veiculada pelo telejornal RBS Notícias em maio deste ano, somente na lotação Restinga, foram mais de 60 assaltos em pouco mais de seis meses. Mais de 30 motoristas da linha pediram demissão.

Há um grande prejuízo na segurança pública de um modo geral, mas dadas as estatísticas, esta é uma classe de trabalhadores que arrisca sua vida diariamente, por um serviço que é essencial à população. Mas cada vez mais aumentam os números de roubos e agressões físicas aos motoristas, que precisam de um dispositivo a mais para garantir sua proteção e integridade física" justifica o vereador.

Pedido enviado a câmara

Nome Tamanho
projeto-de-lei-cabine-lotacao.pdf 145 KB

O que o projeto prevê:

Comentários