Projetos

APROVADO - Projeto institui Dia da Mulher Negra

Projeto de lei de autoria do vereador Cláudio Janta inclui o Dia Municipal da Mulher Negra no calendário de Porto Alegre.

APROVADO - Dia da Mulher Negra
Projeto de lei de autoria do vereador Cláudio Janta inclui o Dia Municipal da Mulher Negra no calendário de Porto Alegre.

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei de autoria do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, que inclui o Dia Municipal da Mulher Negra no Calendário de Datas Comemorativas do Município de Porto Alegre. A iniciativa, apresentada do Legislativo em julho de 2014, estabelece a celebração anual da data em 25 de julho, data em que se celebra o "Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe".

Mulheres que, mesmo donas de trajetórias diferentes, em diferentes realidades, compartilham batalhas pela própria sobrevivência, de suas famílias e de suas comunidades. Nesta peleja dificultada pelo racismo, elas ainda enfrentam o sexismo presente em inúmeras situações cotidianas e, a partir destas lutas, buscam transformar as sociedades em que vivem. A criatividade para driblar diferentes formas de opressão nos remete à memória as guerreiras que, desde a escravidão, têm que recriar formas de resistência" observa o vereador.

Em resposta à violência e à invisibilidade, estas mulheres desenvolveram uma feminilidade guerreira, uma possibilidade de ser mulher diferente da passividade que o pensamento hegemônico espera. Ao organizarem-se em nome das lutas pela transformação social, pelo fim do racismo, do sexismo, da lesbofobia e das diferentes formas de opressão, as mulheres negras denunciam a invisibilidade que as exclui e participam do cenário político de forma íntegra e resistente.

Pedido enviado a câmara

Nome Tamanho
pll_16914_claudio_janta_institui_o_dia__25_de_julho_como_o_dia_municipal_da_mulher_negra.pdf 143 KB

Comentários