Projetos

Projeto propõe serviço municipal de internet banda larga sem franquia

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta propõe criação de serviço público de internet como alternativa a abuso de operadoras. Serviço pode ser desenvolvido pela Procempa, aos moldes do oferecido por estatal do Paraná.

Banda larga pública e ilimitada
Projeto de lei do vereador Clàudio Janta propõe criação de serviço público de internet como alternativa a abuso de operadoras. Serviço pode ser desenvolvido pela Procempa, aos moldes do oferecido por estatal do Paraná.

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, pode concretizar uma alternativa no serviço de internet banda larga da Capital. Batizado de "Porto Alegre Ilimitada", o programa propõe que a Procempa passe a atuar como fornecedora, consolidando um serviço público de qualidade e sem franquias, que configuram a limitação de tráfego já anunciada pelas empresas de telefonia que atualmente dominam o mercado.

Na justificativa do projeto, exemplifica a viabilidade da proposta com o exemplo da experiência desenvolvida pela COPEL Telecom. Atuando no serviço de banda larga residencial há apenas dois anos, a empresa estatal leva uma avançada tecnologia de fibra óptica, com pacotes de velocidades entre 50 e 150 megabytes, para 399 municípios do Paraná, tornando o Estado 100% digital.

Outro sistema mencionado no projeto é o disponibilizado pela cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que implementou um serviço de internet grátis municipal em seus cinco distritos, através de parcerias com empresas e financiamento através de publicidade.

Dentro da possibilidade dessa nova realidade pretendida pelas operadoras e com a conivência da Anatel, este projeto tem por objetivo fazer com que uma empresa que já existe no Município e tem um corpo funcional altamente qualificado, inicie a prestação deste serviço de internet banda larga fixa, buscando oferecer um serviço de qualidade e com preço atrativo", defende o vereador Clàudio Janta.

O projeto ainda reforça que a prestação do serviço pela Procempa garante "protagonismo maior para uma empresa pública que é exemplo de modernidade no campo da Tecnologia da Informação e Comunicação, além de trazer uma nova fonte de recursos para a própria empresa, criando empregos, gerando renda e movimentando a economia do Município em uma área que nunca para de crescer".

Pedido enviado a câmara

Nome Tamanho
projeto-porto-alegre-ilimitada.pdf 93 KB

O que o projeto prevê:

Comentários