Notícias

Reformas Trabalhista e Previdenciária foram debatidas no "Mundo do Trabalho"

O Plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, sediou na manhã desta quarta-feira (25) os debates do “Mundo do Trabalho”.

Fórum Social Mundial
O Plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, sediou na manhã desta quarta-feira (25) os debates do “Mundo do Trabalho”.

O Plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, sediou na manhã de quarta-feira (25) os debates do “Mundo do Trabalho”, programação integrada ao Fórum Social Mundial e organizada pela Força Sindical-RS em parceria com a CGTB e UGT.

Entre as autoridades que compuseram a mesa de abertura, estavam: o vereador Cláudio Janta; o secretário adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luis Carlos Barbosa; o coordenador do FSM e presidente da Comissão Tripartite de Emprego e Renda do Estado, Lélio Falcão; a representante da CGTB, Josiane Rodrigues; a representante da Secretaria de Trabalho do Estado de São Paulo, Letícia Leite; o representante do Instituto Brasileiro do Direito Previdenciário, Anderson Ribeiro; a Secretária Nacional de Cidadania e Direitos Humanos da Força Sindical, Ruth Coelho; o Secretário do Sindicato Nacional dos Aposentados, Arnaldo Gonçalves e a representante da Organização Panamerciana da Saúde, Carla Lisboa.

“Essa Casa tem papel fundamental nas discussões sobre os temas que interessam a todo o povo, e o trabalho é de maior interesse, assim como segurança pública e educação. A Câmara de Vereadores está honrada em ser, novamente, local de debate do Fórum, fazendo esse contraponto ao neoliberalismo”, defendeu Janta representando o Legislativo Municipal.

Representando o Ministro do Trabalho, Barbosa enfatizou que o momento é muito propício para a construção de debates e destacou que o ministério está trabalhando em prol da economia solidária e da qualificação profissional.

“Temos mais de 12 milhões de desempregados, então debatermos para a construção de solução se faz muito importante para que os trabalhadores tenham dignidade. Entendemos a importância desse Fórum pela sua história e seu protagonismo”, disse.

Durante o evento, o público assistiu a explanação dos painelistas, Dr.ª Sonilde Lazzarin, Professora de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário nos cursos de Graduação e pós-graduação da UFRGS e PUCRS; Emerson Costa Lemes, Contador e Especialista em Cálculo Previdenciário/Tesoureiro do Instituto Brasileiro Previdenciário (IBDP) e Pedro Ferreira de Souza, advogado e Mestre em Direito do Trabalho em Portugal, que falaram sobre aspectos da reforma da previdência e trabalhista.

Comentários