Notícias

Seminário para Conselho Tutelar tem nova edição

Proposta pelo vereador Claudio Janta, atividade será realizada pela CCJ da Câmara Municipal.

Curso para o Conselho Tutelar
Proposta pelo vereador Claudio Janta, atividade será realizada pela CCJ da Câmara Municipal.

Após o sucesso do primeiro Seminário de Formação de Trabalhadores da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, realizado no final do ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre, uma nova edição da atividade já está com inscrições abertas. A iniciativa, proposta pelo vereador Claudio Janta, busca auxiliar na capacitação de candidatos interessados em concorrer ao posto de Conselheiro Tutelar em 2019.

Coordenado por conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Porto Alegre, o seminário será realizado de 28 de janeiro a 8 de fevereiro, no turno da noite, nas salas de comissões da Câmara Municipal (3º andar). Com 45 horas de carga horária, o curso promove palestras visando a capacitação dos candidatos de acordo com as exigências legais, com ênfase na legislação específica que rege as atribuições dos conselheiros e recomendações internacionais das quais o Brasil é signatário e que subsidiam as políticas de proteção.

Quando: 28 de janeiro a 8 de fevereiro

Horário: 18h às 22h

Local: Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255, salas das comissões, 3º piso)

PROGRAMAÇÃO

28/01 - Segunda-feira

18h - Abertura oficial do curso

18h30 - “Exploração Sexual de Crianças e Adolescente e o papel do Conselho Tutelar”, com Dr. Júlio Alfredo Almeida - Promotor de Justiça

29/01 - Terça-feira

18h - “Crianças e Adolescentes e os Crimes Virtuais”, com Dr. Júlio Alfredo Almeida - Promotor de Justiça

30/01 - Quarta-feira

18h - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com Dra. Claudia Barros - Promotora do Ministério Público Estadual

31/01 - Quinta-feira

18h - “O Mapa da Violência Contra a Juventude”, com Dr. Alberto Kopittke - Advogado, Mestre em Ciências Criminais e Doutor em Políticas Públicas

01/01 - Sexta-feira

18h - “Políticas Públicas para a Juventude”, com Felipe Tisbierek - Coordenador da Juventude de POA

04/02 - Segunda-feira

18h - “Conselho Tutelar, Meninas e Violência de Gênero”, com Dra. Aline Kerber – Socióloga, Especialista em Segurança Pública e do Movimento Pais e Mães Pela Democracia

05/02 - Terça-feira

18h - "Conselheiro Tutelar e os limites da sua relação com as mídias, órgão e autoridades públicas relacionadas ao tema da Proteção da Criança e do Adolescente", com Dr. André Flores - Advogado, especialista em Direito Público, ex-Conselheiro Tutelar e ex-Corregedor dos Conselheiros Tutelares de Porto Alegre.

06/02 - Quarta-feira

18h - “Justiça Restaurativa e Círculos de Restauração” - palestrante a confirmar

07/02 - Quinta-feira

18h - “Proteção para Crianças e Adolescente e o papel do Conselho Tutelas e a Rede de Proteção”, com a Pedagoga Maria Celeste Silva - Especialista em Psicologia e Políticas Públicas e Pós Graduada em Criança e Adolescente, ex-presidente da Câmara de Vereadores de POA e ex-Conselheira Tutelar e com o conselheiro Jeferson Machado - Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul.

08/02 - Sexta-feira

18h - “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Proteção para Crianças e Adolescentes”, com Dr. Marcos Rolim, jornalista, doutor e pesquisador em Sociologia, ex-deputado estadual e federal.

21h - Solenidade de encerramento do curso com entrega dos certificados.

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/2-seminario-de-formacao-de-trabalhadores-da-rede-de-protecao-a-crianca-e-adolescente__439349

Comentários