Notícias

Trabalhadores recebem homenagem da Câmara

Os trabalhadores foram homenageados pela Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (30/4). A sessão solene foi proposta pelo sindicalista e vereador Clàudio Janta e aprovada com unanimidade pelas bancadas.

Homenagem da Câmara
Os trabalhadores foram homenageados pela Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (30/4). A sessão solene foi proposta pelo sindicalista e vereador Clàudio Janta e aprovada com unanimidade pelas bancadas.

Abrindo as manifestações, Clàudio Janta destacou a importância de lembrar a passagem do 1º de Maio, e exaltar não apenas Dia do Trabalho, mas o Dia do Trabalhador.

É importantíssimo a Casa do Povo de Porto Alegre homenagear todos aqueles responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da cidade ressaltou o proponente da homenagem.

Janta, que também preside a Força Sindical no estado, afirmou que, embora seja um dia para homenagear a classe operária, pouco se tem a comemorar. O sindicalista e vereador criticou a falta de diálogo com os trabalhadores para a construção de políticas públicas que reduzam o impacto da inflação nos salários, de valorização da indústria nacional, do fim do fator previdenciário e pela redução da jornada de trabalho.

A forte intervenção do governo federal em busca do controle do movimento sindical também voltou a ser denunciada no plenário:

Na Constituição consta que é livre a liberdade e a autonomia dos sindicatos, o que o governo está querendo cercear de todas as formas, instaurando um controle absurdo sobre as entidades afirmou.

Representando o prefeito José Fortunati, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, deu um panorama da situação do emprego na Capital. Segundo ele, melhorar a formação das pessoas sem emprego é o grande desafio dos governos, que mantêm, ao todo, quatro programas de qualificação em Porto Alegre.

O presidente da Câmara, Dr. Thiago Duarte (PDT), destacou que o Dia do Trabalhador deve servir para uma profunda reflexão. "Por isso, é importante que possamos ter sempre a voz forte de sindicalistas, como o nosso colega Clàudio Janta.

Líder da bancada do PDT na Câmara, o vereador Márcio Bins Ely também participou do evento. “Nosso partido tem um histórico de defesa da causa trabalhista. Como Getúlio Vargas já dizia: o maior fator da dignidade humana é o trabalho.”

Também estiveram presentes o juiz-auxiliar da Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), Roberto Siegmann; o representante do V Comando Aéreo Regional (Comar), coronel-aviador Milton Ferreira Becker; o diretor-presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional (Senalba/RS), Antonio Johann; e o vice-presidente da Força Sindical no Estado, Walter Fabro.

Com informações CMPA

Comentários