Notícias

Vereador Clàudio Janta discute trabalho temporário em seminário da Asserttem

Evento discutiu a modalidade de mão de obra, condições de trabalho, perspectivas e bases legais do emprego temporário no Rio Grande do Sul.

Trabalho temporário
Evento discutiu a modalidade de mão de obra, condições de trabalho, perspectivas e bases legais do emprego temporário no Rio Grande do Sul.

O sindicalista e vereador Clàudio Janta participou, nesta quarta-feira (18/11), do 1º Seminário sobre o Trabalho Temporário no Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) reuniu profissionais das áreas de Recursos Humanos, Administração, Direito, Empresários, Contadores e trabalhadores para discutir a realidade e as perspectivas da modalidade.

Integrando o painel "Contexto Prático do Trabalho Temporário", Janta participou como palestrante, discorrendo sobre questões como igualdade de condições de trabalho e de direitos ante os trabalhadores efetivos, sua experiência pessoal como empregado temporário e o ponto de vista do sindicalismo acerca das relações de trabalho.

Há muita divergência no âmbito sindical em relação ao trabalho temporário, mas ante o cenário econômico vivido pelo país, onde precisamos criar 8 milhões de empregos para absorver os profissionais inativos, precisamos discutir o assunto. Vejo o trabalho temporário como uma grande oportunidade para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho e para que o profissional que busca a satisfação pessoal em sua atividade laboral possa atuar em outros segmentos" avaliou.

Foram discutidas no painel as possibilidades de contratação na modalidade de trabalho temporário, bem como prazos, direitos e obrigações dos prestadores e tomadores de serviço e as diferenças entre a contratação de mão de obra temporária e a terceirização de serviços. Esclarecimentos jurídicos foram prestados pelo Procurador Jurídico da Assertem, Filipe Mota, além da participação da representante da Ziemann Liess, empresa do segmento de máquinas e equipamentos, que utiliza trabalhadores temporários.

Texto: Andréia Sarmanho (reg. prof. 15.592)

Foto: Ana Cristina Silva

Comentários