Notícias

Visita a Hospitais e postos de saúde constata deficiência na gestão

Na manhã desta terça-feira, 22, os serviços de urgência e emergência do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul foram visitados.

Deficiência na gestão
Na manhã desta terça-feira, 22, os serviços de urgência e emergência do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul foram visitados.

O diretor-geral do hospital São Lucas, Leomar Bommann, pediu o apoio dos vereadores para agilizar, junto à Caixa Econômica Federal (CEF) a liberação do projeto de ampliação do sistema de emergência, que deverá elevar para 39 o número de leitos de retaguarda, para onde vão os pacientes que passam pela emergência, mas precisam ficar em observação. Para isso, o vereador Clàudio Janta sugeriu a elaboração de um pedido de providências coletiva entre os vereadores.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), questionou o absenteísmo nas consultas e foi informado que no Hospital São Lucas chega a 15% o número de pacientes que não comparecem no dia da marcação. O presidente entende que este problema deveria ser solucionado por meio da central de consultas da Secretaria Municipal da Saúde.

A comitiva foi também ao Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, onde uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde aguardava para apresentar o novo projeto do PACS. O secretário em exercício, Marcelo Bósio, mostrou a planta que deverá contar com serviços de pronto atendimento, centro de diagnóstico, programa de atendimento a saúde mental, laboratório e centro de reabilitação física.

A visita nos locais foi considerada relevante, de acordo com Janta, já que a partir desse conhecimento de rotina, atendimento e assistência prestados aos pacientes, pode-se constatar que o problema na saúde é de gestão, que ainda deixa a desejar no sentido de articulação.

Imprensa Câmara de Vereadores com informações assessoria Clàudio Janta

Comentários