#CensoDeInclusaoDoAutista

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas será instalada em abril

Espaço servirá ao encaminhamento de propostas legislativas relacionadas a esta população.

Frente em Defesa do Autista
Espaço servirá ao encaminhamento de propostas legislativas relacionadas a esta população.

A Frente Parlamentar dedicada a discutir os direitos da população com autismo, proposta pelo vereador Claudio Janta, já tem data para ser instalada na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ainda em espaço a confirmar, o ato inicial dos trabalhos acontecerá no dia 23 de abril - mês em que acontecem as ações voltadas à conscientização do autismo.

A Frente, de acordo com a proposta aprovada em fevereiro, irá debater o tema visando permitir que se possa oferecer um serviço público mais eficiente e que atenda os anseios desta parcela da sociedade. "O autismo é uma síndrome complexa, tanto em nível de diagnóstico, quanto de tratamento e que tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Já aprovamos o Censo de Inclusão do Autismo, que visa quantificar e localizar esta população e suas necessidades, mas precisamos determinar como esta e outras ferramentas serão colocadas em prática para garantir direitos a estas pessoas e suas famílias", explica Janta.

Segundo dados atuais da Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo é muito mais comum do que se pensa, manifestando-se em cerca de 1% da população mundial — ou uma em cada 68 pessoas. Em estudo sobre o autismo nos Estados Unidos, publicado em 2013 pelo National Health Statistics Report, considera-se que a cada 50 crianças que nascem, uma está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Comentários