#PortoAlegreContraOCrime

Governo divulga dados da criminalidade em Porto Alegre

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revela queda nos índices.

Dados da criminalidade
Levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revela queda nos índices.

Dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, referentes ao primeiro trimestre de 2019, revelam bons resultados no combate à criminalidade na Capital. Em Porto Alegre, os números de homicídios foram os menores dos últimos 10 anos em relação aos totais de ocorrências e de vítimas, tanto na comparação mensal quanto na trimestral.

De acordo com o órgão, em março, os índices desse tipo de crime caíram mais do que pela metade. As 22 ocorrências são o menor número da década para o período e equivalem a uma diminuição de 54,2% sobre os 48 casos no terceiro mês do ano anterior. O total de 27 vítimas no mês passado também é o menor desde 2010, numa redução de 55,7% frente aos 61 óbitos em março de 2018.

Na soma dos três primeiros meses do ano, o total de 84 ocorrências de homicídio na Capital, além de ser o menor da década, representa queda de 44% sobre os 150 registros de igual intervalo no ano anterior. O número de 97 vítimas, além de ter ficado abaixo de uma centena pela primeira vez nos últimos 10 anos, representou 74 mortes a menos (-43,3%) do que as 171 ocorridas entre janeiro e março do ano passado.

Em relação ao crime de latrocínio, onde o Estado registrou os menores índices desde o início da série histórica, em 2002, Porto Alegre teve redução expressiva de ocorrências. No período analisado, consta o registro de apenas um caso, porém, o órgão ressalva que o balanço não inclui a morte do advogado Gabriel Pontes Fonseca Pinto, ocorrida no último dia 26, na Cidade Baixa, em função da apuração inicial do caso como homicídio, uma vez que nada havia sido levado da vítima.

Mais informações:

SSP - Indicadores criminais

Comentários