#Atendimento24h

Postos de Saúde têm horário estendido no Campo da Tuca e outras seis comunidades

Unidades fazem parte do Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que reforça a política de ampliação do atendimento em andamento na Capital.

Postos de Saúde até mais tarde
Unidades fazem parte do Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que reforça a política de ampliação do atendimento em andamento na Capital.

O mês de janeiro marca a ampliação do horário de atendimento em diversas unidades de Saúde de Porto Alegre, a partir da adesão da Capital ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. A US Campo da Tuca agora atende à comunidade das 7h às 19h e, assim como ela, pelo menos outras seis unidades já tiveram o horário modificado neste mês de janeiro.

De acordo com o programa, a intenção é aumentar o acesso aos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde, a fim de reduzir o volume de usuários com baixo risco nas emergências, além de ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família. A Prefeitura de Porto Alegre planeja estender o atendimento em pelo menos 25 novos postos de saúde até o fim do mês de fevereiro.

Autor da Lei dos Postos de Saúde 24 horas, o vereador Claudio Janta considera a medida um importante suporte à política que já havia estabelecido quatro unidades de saúde com atendimento até às 22 horas. "Desde a emenda à Lei Orgânica aprovada na Câmara Municipal, tivemos o estabelecimento das primeiras unidades a funcionar em horário estendido (São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos), que além de atender uma demanda antiga da população de Porto Alegre, serviu de modelo para uma grande política pública nacional, que também vem contemplar a nossa cidade", avaliou.

Novas unidades com horário estendido:

Unidades com horário das 7h às 19h

- Unidade Macedônia: Av. Macedônia, 750 - Restinga Nova

- Unidade Moradas da Hípica: Rua Geraldo Tollens Linck, 235 - Aberta dos Morros

- Unidade Farrapos: Rua Graciano Camozzato, 185 - Farrapos

- Unidade Campo da Tuca: Av. Luiz Moschetti, 570 - Cel. Aparicio Borges

- Unidade Moab Caldas: Av. Moab Caldas, 400 - Santa Tereza

- Unidade Glória: Av. Professor Oscar Pereira, 3229 - Glória

Unidades com horário das 8h às 20h

- Unidade Santo Alfredo: Rua Santo Alfredo, 37 - São José

Comentários