Projetos

Projeto fixa pontos de água e ração para animais de rua em Porto Alegre

Iniciativa autoriza empresas ou particulares a instalarem dispositivos.

Causa animal
Iniciativa autoriza empresas ou particulares a instalarem dispositivos.

Um projeto de autoria do vereador Claudio Janta (Solidariedade) busca estabelecer em lei municipal os dispositivos de água e ração para animais em situação de rua. A proposta visa incentivar a instalação dos bebedouros e comedouros por empresas ou particulares, além de proteger a ação de voluntários da causa animal no atendimento aos animais comunitários.

Animais de rua passam fome, sede e estão suscetíveis a várias doenças. O principal objetivo deste projeto é estabelecer condições mais apropriadas para atender suas necessidades básicas, além de estimular a ação dos voluntários, que são essenciais ao atendimento destes bichinhos" explica o vereador.

Na exposição de motivos, o projeto acrescenta que o ato de alimentar animais de rua é comum, mas pode ser nocivo à saúde quando feito de maneira equivocada - restos de comida no chão podem levar à proliferação de insetos e roedores, por exemplo. Oferecendo uma alternativa mais adequada, os comedouros e bebedouros são afixados em paredes, postes ou grades, em altura elevada para evitar o acesso de pragas propagadoras de zoonoses, além de não permitir a introdução de outros alimentos além de ração no recipiente.

Iniciativa similar viralizou em Canoas

A proposta é inspirada no projeto "Estenda a Mão, Doe Ração", idealizado pelo ativista Adriano Agitasamba, do Solidariedade de Canoas. Desde novembro de 2017, a iniciativa chama a atenção para a causa animal, conquistando doações que alimentam uma média mensal de 30 a 40 cães na praça Lotário Steffens, no Bairro Rio Branco. Com mais de 9 mil visualizações no Facebook, o vídeo caseiro rendeu reportagens na televisão, incentivando doações e consolidando o projeto junto à população local.

Pedido enviado a câmara

Nome Tamanho
pll_17718_claudio_janta_autoriza_comedouros.docx 28 KB

O que o projeto prevê:

Empresas ou particulares ficam autorizados a instalar comedouros e bebedouros para animais em situação de abandono nos bairros de Porto Alegre.

Os comedouros e bebedouros de que trata esta Lei deverão:

Comentários